terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Quando a escola dá nos nervos (literalmente)




    O porquê de se respeitar o ritmo biológico e cognitivo das crianças, a fim de assegurar um desenvolvimento saudável, inclusive em idades futuras.

   Artigo do Profº Paulo do Eirado, membro do Conselho Deliberativo desta escola.

   Leia em http://paulodoeirado.blogspot.com.br/2014/02/quando-escola-da-nos-nervos.html


sábado, 7 de dezembro de 2013

Festa de encerramento do ano letivo de 2013

A Escola Micael de Aracaju encerrou suas atividades letivas do ano de 2013.
Esta confraternização, mais uma vez revela que a participação dos pais na escola faz a diferença em educação.

Mutirão de pais e amigos preparando a parafina das futuras velas artesanais

A fila dos "fabricantes" de velas coloridas

Os alquimistas artesãos e suas velas mágicas

As crianças na expectativa da apresentação de novos projetos para 2014

Sala cheia para conhecer os novos projetos Waldorf em Aracaju

Apresentação musical

Trabalhos produzidos pelas crianças durante o ano 

Mães sempre presentes. Feliz participação.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Demência Digital - um alerta sobre danos irreversíveis às crianças com smartphones

A mensagem desse livro nos remete ao risco de danos irreversíveis no cérebro de crianças usuárias de smartphones e videos games.

Conteúdo reproduzido a partir do site http://www.pesquisamundi.org/2013/08/demencia-digital.html





Demência Digital
Médicos na Coréia do Sul estão relatando um aumento na "demência digital" entre jovens que se tornaram tão dependentes de dispositivos eletrônicos que não podem mais se lembrar de detalhes cotidianos, como os seus números de telefone.

com informações do The Telegraph

A Coréia do Sul é um dos países mais conectados digitalmente em todo o mundo, onde o problema da dependência da internet entre adultos e crianças foi reconhecida já no final da década de 90.


Demência digital - termo cunhado na Coreia do Sul - significa uma deterioração nas habilidades cognitivas, e é mais comumente visto em pessoas que sofreram um traumatismo craniano ou doença psiquiátrica.

"O uso excessivo de smartphones e jogos eletrônicos prejudica o desenvolvimento equilibrado do cérebro", apontou Byun Gi-won, médico do Balance Brain Centre in Seoul, ao jornal Daily JoongAng.

"Os usuários viciados
​​são propensos a desenvolver o lado esquerdo do seu cérebro, deixando o lado direito inexplorado ou subdesenvolvido", disse.

O lado direito do c
érebro está associado com a concentração e a sua incapacidade para se desenvolver afeta a atenção e extensão da memória, o que pode, em 15% dos casos, conduzir ao surgimento precoce de demência.


As crianças são as mais afetadas pelo subdesenvolvimento emocional, e tem maior risco do que os adultos, porque seus cérebros ainda estão se desenvolvendo.

A situação parece piorar, segundo o relatório médico, no percentual de pessoas com idade entre 10 e 19 anos que usam seus smartphones por mais de sete horas todos os dias, aumentando para 18,4%. Um aumento de 7% em comparação com o  ano passado.

Mais de 67% dos sul-coreanos têm um smartphone, o maior índice do mundo.

O neurocientista alemão, Dr. Manfred Spitzer, publicou um livro intitulado
 "Demência Digital" 
em 2012, que alerta os pais e professores sobre os perigos de permitir que as crianças passem muito tempo em um laptop, celular, tablet ou outros dispositivos eletrônicos.

O Dr. Spitzer adverte que os déficits no desenvolvimento cerebral são irreversíveis e prefere que os equipamentos digitais sejam banidos das salas de aulas alemãs antes que crianças se tornem "viciadas".


Entrevista com Dr. Manfred abaixo:

sábado, 5 de outubro de 2013

1º Almoço de Primavera foi sucesso total

     O 1º Almoço de Primavera da Escola Micael de Aracaju foi um evento de sucesso. Organizado pelos pais de alunos, mostrou-se uma festa divertida e um grande encontro social. Todos aproveitaram o evento com alegria e degustaram da feijoada carioca, com opção vegetariana feita pela "chef" Ilma D'ávila.
Parabéns aos organizadores.

 Vejam as apresentações artísticas em http://youtu.be/d6qYgdOjank


Diversão para todas as idades

Pais talentosos mostrando sua arte 

Pula-pula super frequentado

Sai do chão galera...

Muitos prestigiaram a feijoada

Espaço acomodou bem a todos

Pais talentosos se apresentam no palco...

...E nos bastidores

Self service - "A fila anda"

Visão geral da festa

Muitos talentos no show

E o show continua...

Bingoooo

Coro a 4 vozes

Coro a 3 vozes

Novíssimos talentos 

Bingo com vários prêmios 
Bazar rico de boas opções
Olivia gostou da festa. E você??

sábado, 21 de setembro de 2013

Festa da Primavera 2013

A festa da Primavera foi um sucesso.
As crianças espontaneamente apresentaram uma peça teatral, surpreendendo a todos os presentes.